Área do participante
recuperar senha Voltar

Resumos, Publicações e Apresentações


 
As apresentações de trabalhos no XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia dar-se-ão mediante a submissão de resumos/abstracts/resúmenes em línguas portuguesa, inglesa ou espanhola para apreciação pela Comissão Científica do evento.
 
Os resumos apresentados deverão ser inéditos, originais ou de revisão, e deverão seguir as normas e roteiros estabelecidos pela Comissão Organizadora do evento. A revisão e edição dos resumos estão sob responsabilidade da Coordenação Científica, com auxílio de Coordenadores de Sessões Temáticas e dos conveners de Simpósios, bem como de revisores externos convidados pelos coordenadores/conveners. Caso necessário, os resumos submetidos serão devolvidos aos autores para correção e re-envio à Coordenação Científica. O prazo para submissão de resumos estende-se de 27 de maio a 30 de JULHO 20 de AGOSTO de 2019 (improrrogável).
 
Para a submissão, ao menos um autor deve estar devidamemente inscrito no XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, e os campos de submissão de resumos estarão disponíveis na Área do Participante apenas aos autores inscritos. Não há restrições quanto à posição do autor inscrito na sequência de autores do resumo, nem há limites para o número de co-autores e de resumos submetidos pelo(s) mesmo(s) autor(es), com exceção para os resumos enviados para o Prêmio Josué Camargo Mendes).
 
Todos os resumos aprovados pela Comissão Científica do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia serão publicados em edição especial do Boletim Paleontologia em Destaque (ISSN 1807-2550), editado pela Sociedade Brasileira de Paleontologia. Adicionalmente, trabalhos completos de relevância dentro de suas áreas temáticas poderão ser publicados em número especial dos periódicos Journal of South American Earth Sciences, da Editora Elsevier (ISSN 0895-9811) e Terrae Didatica, do Instituto de Geociências da UNICAMP (ISSN 1980-4407). A negociação do número especial destes periódico junto aos seus Editores está concluída, restando apenas o encaminhamento dos títulos dos possíveis trabalhos a serem incluídos nos números especiais. Esta etapa será concretizada ainda na fase de avaliação dos resumos, quando os coordenadores de Sessões Temáticas e de Simpósios sinalizarão para a Coordenação Científica quais trabalhos completos submetidos atendem aos critérios dos periódicos, e esta os convidará a submeter trabalhos completos até Março de 2020.

Journal of South American Earth Sciences receberá manuscritos vinculados às sessões Forma, Tempo, Cenários, Padrões, Prêmio Josué Camargo Mendes e dos quatro simpósios. Os trabalhos completos derivados de resumos submetidos às sessões temáticas Registro, Diálogos e Saberes serão encaminhados para a revista Terrae Didatica.

 
FORMATAÇÃO PARA O RESUMO

TÍTULO: Times New Roman, tamanho 12, caixa alta. Nomes científicos em caixa baixa. O título não deve ultrapassar 18 palavras. O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo. Sempre que pertinente, deve incluir o tipo de fóssil identificado ou reavaliado (sua inserção taxonômica, pelo menos de clado mais inclusivo), sua idade e a localização do depósito (nesta ordem). Resumos em português ou espanhol deverão ter o título vertido para a língua inglesa em uma nova linha (caixa alta, itálico, Times New Roman, tamanho 12, logo abaixo do título em português ou espanhol).
 
AUTORES: Nomes em extenso de todos os autores posicionados duas linhas abaixo do título. Times New Roman 10, caixa alta, separados por vírgula, com número indicativo da respectiva filiação em sobrescrito e na ordem da autoria. Se autor único, ou todos forem provenientes da mesma instituição, não é necessário numerar.

FILIAÇÃO DO(S) AUTOR(ES): Em uma linha abaixo dos autores, incluir endereço institucional dos autores contendo instituto, departamento e/ou laboratório, instituição, município, sigla da unidade da federação (se no Brasil), país (exceto Brasil), separados por vírgulas. Times New Roman 10, caixa baixa. Cada filiação precedida da numeração em sobrescrito indicativa do autor, seguindo a ordem de tal numeração e separadas uma das outras por ponto. Se autor único, ou todos forem provenientes da mesma instituição, não é necessário numerar.

E-MAIL DO(S) AUTOR(ES): Em uma nova linha. Times New Roman 10, caixa baixa e em itálico, separados por vírgula e seguindo a ordem de autoria.
 
TEXTO: Iniciado duas linhas abaixo dos e-mails. O texto deve ter no máximo 350 palavras, justificado e com espaçamento simples, escrito em Times New Roman 12. Não inserir referências bibliográficas, figuras ou tabelas. A última linha deve conter, quando aplicável, as siglas dos órgãos apoiadores na produção da pesquisa ou na concessão de bolsas, inseridas entre colchetes após o último ponto final do texto. O resumo na versão enviada para avaliação da Comissão Científica deve ser apresentado como parágrafo único. Os autores deverão obedecer a uma escrita clara e objetiva, iniciada por uma visão geral do tema tratado, objetivos do estudo, métodos utilizados e resultados obtidos. Gêneros e espécies deverão ser grafados em itálico, invariavelmente. Não incluir referências bibliográficas no corpo do texto, e não será permitida a citação de nomes novos para táxons ainda não formalmente descritos.
 
Baixe aqui um modelo de resumo formatado segundo as normas supramencionadas.
 
 
DICAS PARA FAZER UM BOM RESUMO
 
O resumo adequado é aquele que permite ao leitor identificar de forma rápida e precisa se o conteúdo de um trabalho ou de uma apresentação é importante para seus interesses científicos. O autor deve ter em mente que seu resumo será lido por mais pessoas do que aquelas que leem o trabalho completo e, inclusive, que pode ser impresso por meios secundários de informação ou circular pela rede. Por isto, deve ser escrito de modo a poder ser lido e compreendido por si só, contendo uma síntese que represente o conjunto completo das informações, inclusive as conclusões. Não termine seu resumo com expressões como "os dados serão discutidos" ou "os resultados serão apresentados". Embora editores e revisores possam fazer sugestões gerais ou específicas, a tarefa de redigi-lo é de responsabilidade do autor.

Eventualmente um resumo pode se tornar incompreensível ou demasiado vago pelo uso de uma linguagem excessivamente complexa, ou por conter vocábulos supérfluos, que dificultam a compreensão. Frases como, por exemplo: "neste trabalho são apresentados novos aspectos" ou "fazem-se novas considerações", ou ainda, "se infere a provável presença", além de subjetivas, ocupam um espaço que pode ser aproveitado com dados mais precisos. Assim, é importante evitar aspectos supérfluos, tais como, generalidades de conhecimento comum à área do evento, ou inclusão de informações não relacionadas ao tema. Portanto, o resumo mais adequado é aquele estruturado de modo a conter a resposta para as seguintes questões:
 
1. Por que você iniciou este trabalho?
Introdução ou estado da arte, com uma síntese focada no tema do trabalho a ser apresentado e sumarizada de preferência em uma sentença;
2. O que você tentou fazer?
Foco e objetivos, onde será explicitada a razão da realização, as hipóteses e o objeto de trabalho, tais como tipo de material, contexto geográfico e deposicional, e a idade assumida, sempre que pertinente. Os objetivos devem ser claros e deve ser mostrada a extensão da investigação. Importante lembrar que um estudo científico não deve provar que algo é "verdadeiro", mas buscar as razões porque "pode ser verdadeiro";
3. O que você fez?
Os métodos devem concisos e focados nos passos mais importantes para alcançar os objetivos propostos;
4. O que você encontrou?
Resultados, com as principais metas alcançadas, apresentadas de modo objetivo;
5. O que isto significa?
Discussão e conclusões, com uma síntese que mostre porque os dados obtidos são importantes e em que modificam os modelos vigentes (se for o caso) apresentados no estado atual do conhecimento da área.

Obs: Na nomenclatura científica um resumo não é uma publicação válida para nomeação de novos táxons (ou seja, não é um ato nomenclatural). Evite a geração e propagação de nomes inválidos.
 
NORMAS PARA COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO PÔSTER DO XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA

 
Todos os apresentadores de trabalhos, quando da retirada de credencial e material do evento, deverão confirmar a apresentação junto à Secretaria Técnica, que irá atender exclusivamente aos autores e apresentadores de trabalho.

O horário da apresentação deverá ser rigorosamente respeitado, uma vez que haverá sessões paralelas e, a seu término, as salas serão preparadas para atender as próximas atividades.

O logotipo do XXVI CBP encontra-se disponível na página do evento para os autores que desejarem inseri-lo em suas apresentações

Comunicações orais:
Os autores dos trabalhos selecionados para comunicação oral terão quinze (15) minutos para fazer a apresentação e cinco (05) minutos adicionais para perguntas. As apresentações deverão ser preparadas preferencialmente em formato .ppt ou .pptx (PowerPoint) ou .pdf (Portable Document Format). Privilegie o formato de tela 4:3 para as apresentações. 
Os arquivos deverão ser entregues com antecedência mínima de trinta minutos antes do início da respectiva sessão à Secretaria Técnica.

No caso de cancelamento da apresentação por não comparecimento do apresentador, a sessão será interrompida e reiniciada no horário marcado para a apresentação seguinte que constar no programa. Não haverá antecipação de apresentações.
 
Painéis:
O tamanho dos painéis deve ser 90 x 120 cm (largura x altura). A melhor forma de fixação dos painéis é através de um cordão a ser preso em um gancho disponivel em cada painel expositor. O autor deverá estar presente para apresentar o seu trabalho no horário determinado. Durante as sessões de painéis o coordenador e/ou um integrante da comissão organizadora registrará as apresentações.