Área do participante
recuperar senha Voltar

Sobre o evento

 


Gostaríamos de convidá-lo a participar do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, que se realizará em Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.

Como maior encontro nacional nesta área, o Congresso Brasileiro de Paleontologia é a mais importante e frutífera oportunidade de congraçamento e trocas de experiências entre paleontólogos, estudantes e admiradores desta ciência no país. Sendo a única grande reunião nacional de paleontólogos atuantes em várias especialidades, como a micropaleontologia, a paleontologia de vertebrados, de invertebrados e a paleobotânica, bem como de usuários de diferentes tecnologias e linhas de pesquisa na área, o Congresso Brasileiro de Paleontologia torna-se um privilegiado momento para atualização e retroalimentação mútuas. A grande participação de estudantes e a interface com o público em geral afirmam ainda o Congresso Brasileiro de Paleontologia como um catalisador para a formação de novos paleontólogos e para a divulgação científica.

Desde a primeira edição, o Congresso Brasileiro de Paleontologia é também um espaço para a representação e articulação dos paleontólogos nacionais por meio da eleição da diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia. É também um momento de fala e escuta de reivindicações e de afirmação da comunidade paleontológica brasileira quanto à formação e empregabilidade dos paleontólogos, à segurança jurídica para o exercício e fiscalização da profissão, à proteção ao patrimônio fossilífero, bem como é um espaço para a manifestação da tolerância, diversidade e inclusão e para o combate a posturas discriminatórias no seio da comunidade paleontológica.

Ao longo de sua história, o Congresso Brasileiro de Paleontologia foi se firmando como um evento de reconhecida excelência e importância, não apenas para a Paleontologia nacional e internacional, mas para a ciência brasileira como um todo. Esse reconhecimento reflete-se na constância do suporte financeiro à sua organização aportado por diversos órgãos públicos de fomento, com destaque para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI&C), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados que já sediaram o evento. Empresas e outros órgãos públicos como a PETROBRAS e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), fundações de direito privado, a exemplo da Fundação Vingt-un Rosado e Phoenyx, e empresas privadas diversas, associaram-se ao evento como apoiadoras da paleontologia nacional.

              

No sexagenário do Congresso Brasileiro de Paleontologia, a cidade e a Universidade Federal de Uberlândia orgulham-se em sediar a 26ª edição. A sua localização no Triângulo Mineiro, uma das regiões com o maior número de dinossauros no país e de grande relevância para o estudo de fósseis do Cretáceo continental, aliada às facilidades logísticas oferecidas aos participantes pelo município, levaram a Sociedade Brasileira de Paleontologia a delegar esta grandiosa responsabilidade à equipe do Laboratório de Paleontologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, compartilhada com colegas do Laboratório Analítico em Paleontologia do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (UFU), do Laboratório de Paleontologia Aplicada do Curso de Geologia do campus Monte Carmelo (UFU) e também com colegas do IFTM, da UFTM, UFES, UERJ, UNIFESP, UFABC, CPRM e CENPES-PETROBRAS.

O tema do evento, "O Legado do Tempo e as Lições dos Fósseis" enfatiza a compreensão das extinções e as múltipla interfaces da Paleontologia na conservação da biodiversidade. Consideramos que o conhecimento advindo do estudo dos fósseis e seu impacto para a compreensão do tempo presente revela que a importância da Paleontologia se estende muito além de uma eventual leitura simplista e romantizada de sua etimologia. 

O logotipo do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia foi produzido pelo designer uberabense, residente em Uberlândia, Bruno Nascimento. Veja aqui a inspiração que Bruno buscou no trabalho do paleontólogo e no tema do evento, para então idealizar e produzir nossa identidade visual.