Area participant
recover password Back

 
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição pública de ensino superior criada na década de 1960 e federalizada em 1978. A UFU possui como missão formar profissionais qualificados, produzir conhecimento e disseminar a ciência, a tecnologia, a inovação, a cultura e a arte na sociedade, por intermédio do ensino público e gratuito, da pesquisa e da extensão, visando à melhoria da qualidade de vida, à difusão dos valores éticos e democráticos, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável.

Sediada em Uberlândia, a UFU conta com sete campi universitários, sendo quatro na sede (Santa Mônica, Umuarama, Educação Física e Glória) e três campi nas cidades de Ituiutaba ( campus Pontal), Monte Carmelo ( campus Monte Carmelo) e Patos de Minas ( campus Patos de Minas). Ela possui ainda três hospitais (Hospital de Clínicas de Uberlândia, Hospital Odontológico e Hospital Veterinário), além de três fazendas experimentais e uma reserva ecológica. Com uma comunidade acadêmica formada por mais de 30 mil pessoas (3.097 técnicos-administrativos, 2.033 docentes, 25.259 estudantes – base: agosto/2018), a UFU oferece atualmente 65 cursos de graduação com denominações diferentes (ou 107 cursos de graduação se diferenciados por turno, grau e campus), 24 cursos de especialização, 40 cursos de residência médica, 42 cursos de mestrado acadêmico, 8 cursos de mestrado profissional e 23 cursos de doutorado. Atua também na educação infantil, fundamental e de jovens e adultos por meio da Escola de Educação Básica (ESEBA), e oferece cursos técnicos nas áreas de saúde e meio ambiente na sua Escola Técnica de Saúde (ESTES). Para mais detalhes, veja aqui o catálogo de cursos da UFU.

Com uma orientação humanística, voltada para o exercício pleno da cidadania e fundamentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a UFU tornou-se referência em inovação tecnológica e consolida a cada dia sua importância no cenário nacional e internacional de ensino superior de qualidade. Nacionalmente, a universidade se faz presente por meio dos cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais; no âmbito internacional, está presente em mais de 40 países por meio de programas governamentais e de mobilidade.

Assim, a UFU consolida-se como a segunda maior universidade do estado de Minas Gerais, posicionada pelos rankings nacionais de qualidade como a 26ª a 28ª melhor universidade do Brasil, e listada também no ranking mundial Times Higher Education .

 

Aproveite o CBP e conheça os museus da UFU!
 

 

Bandeiras do Brasil e da UFU na Ilha Vega, Península Antártica, em acampamento científico realizado de 08/12/2017 a 24/01/2018, à procura de fósseis (Prof. Douglas Riff e graduando em Ciências Biológicas Thales Nunes, ambos do Laboratório de Paleontologia - UFU, a convite do Projeto TerrAntar - da Universidade Federal de Viçosa)