Area participant
recover password Back

Os Fóruns são espaços para que a comunidade paleontológica aporte opiniões, críticas e sugestões à diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia em assuntos correntes e de interesse de todos os paleontológos que atuam no país.

Os destaques desses momentos de discussão serão consolidados na Assembléia de Encerramento do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia.

No CBP 2019 serão debatidos dois temas:

Fórum 1: A  Regulamentação da Profissão Paleontólogo

Mensagem da Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia sobre o assunto divulgada aos associados no dia 15 de fevereiro de 2019:
 
"(...) após um ano de discussões entre associados, formação de um grupo de discussão e conversas com outras sociedades, como a de arqueologia, e membros de autarquias, como o Iphan, além de assessoria jurídica para elaboração do produto final, temos o prazer de divulgar o documento que trata da regulamentação de nossa profissão. Ainda durante esse mês, o documento será protocolado na Câmara de Deputados, pelo Deputado João Roma, e nossa expectativa é que o documento passe pelos trâmites das comissões internas, colocação em pauta pelo presidente da câmara e sanção presidencial até dia 7 de março de 2020. Estaremos incansavelmente trabalhando para isso, pois será um passo importante para futuras discussões do ordenamento jurídico paleontológico."

- Conheça o Projeto de Lei clicando aqui .

Fórum 2: O Código de Conduta do Paleontólogo

Mensagem da Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia sobre o assunto divulgada aos associados no dia 15 de fevereiro de 2019:
 
"Depois de um ano de discussões entre os associados, inclusive com a formação de um Grupo de Trabalho, chegamos à versão final do Código de Conduta do Paleontólogo.  São normas gerais de boa convivência e trabalho entre nós e que está vinculada aos princípios da Sociedade Brasileira de Paleontologia.  Esperamos que essas normas sejam o início da formalização de nossa profissão e de nossas atividades que devem ser, sem dúvida, baseada em princípios éticos em comum. Esperamos que se espelhem nesse código de conduta e que possamos cada dia mais tornar a paleontologia nacional mais forte."


Acesse a proposta da SBP para o Código de Conduta do Paleontólogo  aqui .


Metodologia

Visando meios de garantir que o maior número de pessoas possa contribuir sobre o maior número de pontos possíveis, uma prática comum em grandes reuniões é o "World Cafe". A base desta metodologia de organização é dispor vários centros de discussão simultâneos (várias mesas e cadeiras), com um assunto mais específico de um tema geral sendo debatido em  mesas correspondentes, com o apoio de um mediador . Para que o processo seja produtivo e evite-se abordagens redundantes, é fundamental que cada mesa conte com um mediador. A cada rodada, os novos participantes da mesa serão rapidamente informados pelo mediador do que já foi discutido naquela mesa.

Um orador apresentará a proposta dos Fóruns e a justificará (diz por que a SBP está trabalhando pela profissionalização/código de conduta, elenca casos nos quais paleontólogos tem perdido oportunidades por falta da legislação, etc). Faz isso em até 15 minutos  na Cerimônia de Abertura do evento, no dia 21/10/2019 ). Um documento explicando todo o procedimento dos Fóruns circulará pelo congresso durante a semana.
 
No dia 25/10/2019 haverá dez  mesas com oito lugares, um mediador fixo e uma pauta específica para cada mesa. Sete participantes debaterão o ponto de cada mesa, com o mediador mantendo o assunto da pauta, fazendo inscrições para falas, mantendo a urbanidade das discussões, controlando o tempo, evitando tergiversações e registrando os pontos debatidos em uma ata. Cada fórum terá no mínimo duas mesas por assunto do tema em questão.

Os participantes debatedores permanecerão por até 20 minutos em cada mesa. Poderão, portanto, circular por até tantas mesas o tempo permitir (até 3 por hora), e ouvir e debater outros pontos por outros 20 minutos em cada mesa. O participante que preferir continuar a debater o mesmo ponto da pauta na mesma mesa na qual se sentou inicialmente poderá continuar em sua mesa após o término do tempo, desde que não haja outros participantes aguardando para ocupar seu lugar.


Os pontos de pauta de cada par de mesas serão:
 
Forum 1 - Regulamentação da Profissão Paleontólogo (dia 25/10/2019, das 10h30 às 12h)
 
Mesas 1A e 1B:  Vantagens da regulamentação;
Mesas 2A e 2B : Problemas com a regulamentação;
Mesas 3A e 3B:  Proposta de lei: formação e exercício da profissão;
Mesas 4A e 4B:  Proposta de lei: fiscalização.
 
Forum 2 - Código de Conduta do Paleontólogo (dia 25/10/2019, das 14h às 16h)
 
Mesas 1A e 1B: Princípios Fundamentais;
Mesas 2A e 2B: Direitos e Deveres Profissionais;
Mesas 3A e 3B: Atividades Profissionais;
Mesas 4A e 4B: Estudos de Caso 1 - Publicações/ Projetos;
Mesas 5A e 5B: Estudos de Caso 2 - Falta de Ética/ Práticas Degradantes.


Para maior comodidade dos participantes debatedores, cada mesa contará com café, água e quitandas/petit four, além de papéis e canetas.
 
Ao final de cada Fórum os mediadores elencarão os pontos fortes de cada mesa (sugestões e críticas mais frequentemente apresentadas), e um painel com os pontos fortes de cada Fórum será apresentado a todos na Assembleia (dia 25/10/2019, das 16h30 às 19h), onde últimas considerações gerais  serão feitas, e a partir da qual um ou mais documentos serão elaborados. A Assembléia será, portanto, um momento de consolidação , e não de discussões específicas (os Fóruns serão os momentos para tal).

.
Uma perspectiva da metodologia Café Mundial pode ser vista aqui aqui   e aqui .