Area participant
recover password Back

O XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia abrigará Simpósios Temáticos versando sobre assuntos contemporâneos e vibrantes na Paleontologia nacional e mundial:
 
  • Primeiro Simpósio Brasileiro de Tafonomia
Conveners: Doutor Hermínio Ismael de Araújo Júnior e Doutor Marcello Guimarães Simões

Hermínio Ismael de Araújo Júnior é paleontólogo, graduado em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestre (2012) e Doutor (2015) em Geologia (Paleontologia e Estratigrafia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto e Sub-chefe do Departamento de Estratigrafia e Paleontologia (DEPA) da Faculdade de Geologia (FGEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Geociências (PPGG) da UERJ. É docente do curso de especialização em Geologia do Quaternário (GeoQuater) do Museu Nacional/UFRJ. Atuou como Professor Visitante em programas de pós-graduação da UFRJ (2015 a 2017), UESB (2018) e UFS (2018). Atualmente é Presidente (gestão 2018-2020) do Núcleo RJ/ES da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), Diretor de Programação Técnico-Científica (gestão 2019-2020) do Núcleo Rio de Janeiro/Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e membro da Comissão Brasileira de Estratigrafia (CBE). Atualmente ocupa a função de Coordenador de Interiorização da Extensão na Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da UERJ.
 
Marcello G. Simões é Paleontólogo, doutor em Geociências (Geologia Sedimentar) pelo IGc/USP. É Professor Titular de Paleontologia do Instituto de Biociências/UNESP, campus de Botucatu e docente/orientador (Mestrado/Doutorado) do Programa da Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica do IGc/USP do  Programa da Pós-graduação em  Geociências e Meio Ambiente, IGCE-UNESP, Rio Claro, bem como colabora com prorgamas no exterior. Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento do CNPq (Geologia e Geofísica) e do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-graduação da CAPES (Ciências Biológicas I). Juntamente com o Dr. Michael Holz (UFBA) foi responsável pela implantação da linha de pesquisa em Tafonomia no Brasil a partir da publicação de publicado livros, capítulos de livros e artigos técnicos nessa área. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "Macroorganismal Geobiology Research Group/CNPq", cujos projetos são apoiados pela FAPESP, CNPq, Fundunesp e NSF. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia e atuou por diversas vezes como Presidente do Núcleo de São Paulo da SBP.

Clique aqui para acessar o currículo completo do  convener.
  • Simpósio de Paleoecologia Isotópica 
  1. Convener:  Doutor Mario Dantas 
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Mestre em Ecologia e Conservação (UFS, 2010), e Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mário André Trindade Dantas é professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Realiza pesquisas sobre a assembléia de megamamíferos pleistocênicos da Região Intertropical Brasileira, atuando principalmente na Taxonomia e Paleoecologia isotópica (carbono, δ13C; oxigênio, δ18O).

Clique aqui para acessar o currículo completo do  convener.
  • Simpósio de Paleontologia Antártica 
  1. Convener: Doutora Tânia Dutra 

TaniaMestre e Doutora em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora aposentada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Dra. Tânia Lindner Dutra atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Geologia e é responsável pela curadoria da coleção de fósseis do Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul. Atuou junto ao Comitê de Geociências da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2011, foi membro da diretoria do Núcleo RS da Sociedade Brasileira de Geologia entre 2000 e 2002, da Comissão Diretiva da Associação Latinoamericana de Paleobotânicos e Palinólogos entre 2004 e 2008 e da diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia entre 2011 a 2013. Desenvolve trabalhos na área da Paleobotânica, em distintos locais do Brasil e com floras meso-cenozóicas da Península Antártica e Patagônia Chilena, com foco em Paleoecologia, Paleogeografia e Bioestratigrafia. Dedica-se ainda ao levantamento das ocorrências fósseis do Rio Grande do Sul e a estudos na Floresta com Araucária do sul do Brasil, por sua identidade composicional com as floras do Cretáceo-Paleógeno das altas latitudes austrais. Atualmente é vice-coordenadora do projeto Evolução paleoambiental e paleoclimática da Península Antártica: correlação entre as margens oriental e ocidental e América do Sul com base na Paleoflora  (FLORANTAR), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e coordenado pelo Doutor Marcelo de Araújo Carvalho (Museu Nacional/UFRJ).

Clique aqui para acessar o currículo completo da convener.
Conveners: Doutor Thiago da Silva Marinho e Doutor Felipe Mesquita de Vasconcellos





Doutor Thiago Marinho possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), doutorado em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  





Clique aqui para acessar o currículo completo do convener.
 



Bacharel (2003) e Licenciado (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Meste (2006) e Doutor (2009) em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado (2014) com tema relativo a diversidade de Crocodyliformes através do limite K/Pg na University of California - Berkeley. Atualmente é docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuante no NUPEM - campus Macaé e no Instituto de Geociências - UFRJ. 







Clique aqui para acessar o currículo completo do convener.